No Dia da Floresta Autóctone, o bgreen // ecological film festival, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, participou numa ação de manutenção e plantação de árvores autóctones no Monte Padrão – Santo Tirso. Uma área verde que ardeu em 2010 e que no presente está a ser alvo de um processo de reflorestação, com as mesmas espécies nativas que se sabe terem existido no passado: carvalho-alvarinho, pilriteiro, medronheiro, aveleira, castanheiro.
Se em 2014 foram plantadas 3.327 novas árvores, a objetivo, a longo prazo, passa por plantar 100 mil árvores, em toda a área Metropolitana do Porto. Para a aluna Rute Monteiro, aluna do 2º ano de Técnico de Multimédia, integrar a equipa de voluntários do Projeto Social do bgreen é um ato de cidadania. “Os jovens têm que se responsabilizar pela floresta. Sem a nossa participação e o nosso envolvimento, será difícil mudar mentalidades. Mais do que um gesto prático, a iniciativa de hoje foi o sinal de um grupo de jovens que tem uma palavra a dizer sobre o seu município.”
Acompanhados pelos professores, Dário Santos, Samuel Afonso, Fernando Félix e Andreia Costa, a iniciativa dividiu-se em dois momentos. Primeiro, uma breve explicação sobre o processo de plantação e crescimento de uma árvore, os melhores solos para plantar, além dos cuidados após a plantação. Em seguida, mãos à obra para plantar árvores.
Tiago Bessa, aluno do 2.º ano do curso Técnico de Comunicação/Marketing, mostrou-se feliz no final da iniciativa. “É sempre bom aderir a estas ações. O mundo precisa de alguém que cuide dele e o bgreen, para além de um festival de vídeo, promove ações concretas para a mudança de comportamentos,” sublinhou.