SOCIAL

PROJETO SOCIAL

 

A DIMENSÃO SOCIAL É UMA DAS VERTENTES DO BGREEN // ECOLOGICAL FILM FESTIVAL

Seguindo a premissa Think Globally, Act Locally, o bgreen pretende ir para o terreno com o intuito de melhorar as condições de vida da comunidade local.

Projeto Social composto por alunos, voluntários, da escola organizadora do festival, que desenvolvem ações de sensibilização e intervenção ligadas ao ambiente junto de populações desfavorecidas da região.

Para tal, as ações são realizadas em estreita parceria com as Câmaras Municipais de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão.

Com este projeto, para além de colocados em prática os princípios ambientais, pedagógicos e de solidariedade que o festival defende, também estamos a contribuir para o desenvolvimento dos jovens enquanto pessoas, incutindo-lhes valores, como o respeito pelo outro, a igualdade, o compromisso e a responsabilidade, que são inerentes ao projeto educativo da OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres.

Melhores momentos do Projeto Social do bgreen // ecological film festival 2017

ACÇÕES DESENVOLVIDAS

Limpeza das praias

A limpeza das praias consiste na recolha e separação do lixo que se encontra numa praia selecionada para ser alvo de intervenção.
A atividade é, igualmente, um momento de convívio e de contacto com a natureza. Para o desenvolvimento desta ação contamos com o precioso apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Plantação de árvores

Participar em ações de plantação e manutenção de espécies autóctones é uma das iniciativas a que o Projeto Social aderiu desde a 1ª Edição. Ao longo das várias edições, o Projeto Social do BGREEN tem colaborado com projetos como: “O Futuro – Projeto das 100.000 árvores”, na área metropolitana do Porto, designadamente no processo de reflorestação do Monte Padrão, em Santo Tirso; e “30 mil árvores para 2030”, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que visa reflorestar o seu território concelhio.

Bolas de Sementes nativas

O projeto social pretende criar em cada um dos nossos voluntários agentes multiplicadores que poderão, no presente e no futuro,
transmitir os valores ambientais e solidários que o Bgreen e a Oficina defendem.
Com o apoio do Movimento Terra Queimada foi possível promover uma formação, para os voluntários, sobre as bolas de sementes de espécies de árvores nativas, como forma de promover a reflorestação. O objetivo seria que os alunos, no final da formação, estivessem aptos para ensinar outras pessoas, nomeadamente, crianças e outro jovens.

Ações de Rua

Nas cidades de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão têm sido promovidas ações de rua onde os alunos da Oficina distribuem panfletos e interagem com os transeuntes abordando várias questões associadas à sustentabilidade ambiental, como a reciclagem, a poupança de água e de energia.

Workshops

Têm sido realizados diversos workshops sobre variados temas:

  • Fabrico de sabão artesanal a partir de óleos alimentares usados;
  • Cultivo de ervas aromáticas, em espaços reduzidos e com o recurso a garrafas e garrafões de plástico como suporte;
  • Produção de cosméticos naturais, partindo de produtos caseiros;
  • Realização de bolas de sementes e que a sua plantação permite a reflorestação, com espécies autóctones, em zonas de difícil acesso.

“Como fazer um spot sobre o ambiente?”
Sessões em escolas da região, para estudantes do 3º ciclo e ensino secundário, onde se transmitem um conjunto de conteúdos que permitem, aos alunos, desenvolver os seus spots de vídeo e concretizarem as suas ideias.

Os públicos-alvo têm sido muito abrangentes: crianças do Pré-escolar e 1º e 2º ciclos, pessoas com deficiência e adultos desempregados de longa duração.

JUNTA A TUA EQUIPA E ENVIA-NOS O TEU VÍDEO

PARCEIROS