Verde e azul são as cores predominantes de São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, caraterizada por extensos prados e manchas de floresta. Foi com este cenário que os vencedores do Grande Prémio bgreen // ecological film festival 2015, disfrutaram de três dias de relação com a natureza. Para os alunos da escola Charlottenlund Videregående Skole, da Noruega, a visita ao paraíso natural dos Açores foi o culminar de uma jornada dedicada às questões ambientais.
Depois de em junho terem sido os grandes vencedores do festival bgreen, os alunos da escola Charlottenlund Videregående Skole voltaram a Portugal para embarcar numa viagem de três dias que os levou até à Ilha de São Miguel, Ponta Delgada e Lagoa do Fogo. O momento alto da viagem passou pela observação de golfinhos no Atlântico.
Para Linda Mittet, aluna da Charlottenlund Videregående Skole, a viagem aos Açores foi um momento para recordar que a defesa do ambiente é urgente. “Temos que mudar hábitos, pensar não só nas coisas erradas que estamos a fazer em termos ambientais, mas como isso tem impacto no nosso Planeta. Penso que a OFICINA com o festival BGREEN está a desafiar todos os jovens europeus a implicarem-se na defesa do ambiente”.
Promovida pelo Governo Regional dos Açores, parceiro do festival, a Viagem EcoAventura vai já na sua quinta edição e tem permitido não só premiar os melhores trabalhos de vídeo no campo da sensibilização ambiental, como também se enquadra na necessidade de os jovens terem um contacto mais profundo com a natureza.
Para a professora Denise Lima, que acompanhou os alunos noruegueses, é importante que as escolas desempenhem um papel de formação técnica complementada com formação social e ambiental. “Sem essa consciência ambiental é impossível potenciar um desenvolvimento económico sustentável que atenda à preservação do meio ambiente”, disse.